"Amor ao Brasil, amor à Bandeira, seja o lema, da mocidade brasileira..." CADETE! IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER.



sábado, 20 de novembro de 2010

Como e onde ingressar? Parte III

Ingresso Marinha Brasileira


  • Nível Médio
 
Escola Naval

Mais antiga instituição de Ensino Superior do Brasil, a Escola Naval forma oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes.
Após quatro anos como aspirante, o jovem passa à condição de guarda-marinha, último estágio de formação antes do oficialato. Com uma viagem de instrução a bordo do Navio-Escola Brasil, os guardas-marinha aprimoram os conhecimentos acadêmicos e profissionais necessários ao bom desempenho do futuro oficial da Marinha. A Escola Naval fica localizada na ilha de Vilegagnon, no Rio de Janeiro.
Requisitos: sexo masculino, entre 18 e 23 anos, solteiro e ser brasileiro nato.

Corpo Auxiliar de Praças

O Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) capacita praças dos diversos corpos e quadros para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas organizações militares da Marinha.
Para consecução do seu propósito, cabem ao CIAA as tarefas de ministrar cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento para praças. Está localizado na Av. Brasil, no Rio de Janeiro.
Requisitos: ambos os sexos, entre 21 e 28 anos e ser brasileiro nato.

Sargento Músico

O Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais é aberto para candidatos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 23 anos.

  • Nível Fundamental

Colégio Naval

Há mais de 50 anos servindo à pátria e preparando jovens para o ingresso no Corpo de Aspirantes da Escola Naval, o Colégio Naval oferece, aos jovens, um estabelecimento onde recebem instrução e educação moral e física.
São três anos de currículo escolar extenso, em regime de internato, com saídas nos finais de semana. O aluno recebe um soldo para atender às suas despesas pessoais; além do ensino, alojamento, alimentação e assistência médico-dentária que são inteiramente gratuitos. O Colégio Naval está localizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Requisitos: sexo masculino, entre 15 e 18 anos, solteiro e ser brasileiro nato.

Escola de Aprendizes-Marinheiros

A atividade fim das Escolas de Aprendizes-Marinheiros é o ensino. Os conteúdos são desenvolvidos por meio de disciplinas básicas e profissionalizantes, por meio de um curso de Formação, que habilita o jovem à carreira do Corpo de Praças da Armada, com duração de onze meses.
Durante o processo, são oferecidos aos alunos formação escolar, alimentação, alojamento, fardamento, assistências médica, odontológica, além de atividades culturais e recreativas. As Escolas estão localizadas em Fortaleza, Florianópolis, Vitória e Recife.
Requisitos: sexo masculino, entre 18 e 22 anos, solteiro e ser brasileiro nato.

Soldado do Corpo de Fuzileiros Navais

Acostumados ao treinamento duro, os integrantes do CFN estão sempre preparados para atuar em qualquer tipo de condição climática ou topográfica. São treinados nas mais diversas técnicas de demolição, ações especiais, pára-quedismo, ações nas selvas, na montanha e no gelo.
O curso de formação tem duração de 17 semanas, em regime integral, sendo realizado no Rio de Janeiro, Brasília, Ladário, Natal, Manaus ou Salvador.
Requisitos: sexo masculino, entre 18 e 21 anos, solteiro e ser brasileiro nato.

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário